domingo, 6 de março de 2011

Hej, Lund!

Oi, pessoal! Estou devidamente instalada na fria Suécia. Ainda não conheço toda a cidade, mas já conheço muitos lugares interessantes por aqui. Não dá para passear o dia todo porque quando está nublado faz muito frio e quando está sol, o sol não esquenta e o vento é frio.

Vou colocar as primeiras impressões. Muitos suecos falam inglês, mas existem coisas que só funcionam em sueco e vcs não tem idéia de como o sueco é pra gente uma língua estranha. Não é como o espanhol que olhando com um pouco de paciência dá pra entender. Coisas muito simples no Brasil aqui são muito complicadas, como abrir uma conta no banco ou conseguir uma internet. Em compensação, virar sócio da biblioteca pública é bem simples e vc pode pegar dvds, cds, revistas e até livros (muitos em inglês).

Outra coisa para nós brasileiros bem complicada, é o frio, mas eu não vou escrever sobre ele, pq ele é chato. Uma coisa legal por aqui é a autonomia. Essas lojas de "faça vc mesmo" tem por toda parte. É simplérrimo fazer a bainha da sua cortina. Tudo bem que o Marcos não entendeu nada do que o vendedor da loja disse, mas eu entendi e só não fiz ainda pq não tenho uma tesoura.

Eu estou numa cidade pequena na Suécia, isso quer dizer que tem várias H&M (uma loja tipo a Renner), uma apple store, várias cafeterias, kebabs, e NENHUMA LAN HOUSE!!! A minha conclusão é: Os suecos preferem tomar café do que entrar na internet. Quem pode culpá-los? Com o frio que faz aqui, vc precisaria tomar 2 cafés grandes para conseguir esquentar suas mãos a ponto de digitar.

Bom, eu ainda estou me acostumando com minha nova vida. Tenho muitas informações e dúvidas. Como as suecas conseguem usar uma meia fina fio 40 nesse frio? Mas acho melhor entender um pouco mais esse sverige way of life antes de acabar com toda a graça do blog.

Hejdå!