terça-feira, 23 de novembro de 2010

Dia 2

Bullying ou sexismo?

Seguindo a postagem coletiva, vou comentar uma reportagem que assisti ontem no jornal da Record. A reportagem era sobre bullying, a nova moda entre os psicólogos e educadores. Ela era até interessante, mostrava a história da filha da escritora Nelma Penteado, que sofria bullying na escola apenas por ter um quilos além do padrão anorexico.

A reportagem mostrou resumidamente os tipos de agressão verbal que as meninas sofriam. Ser gordinha e ter o cabelo enrolado era recorrente. Era eu na adolescência. Mas o engraçado é que durante a reunião contra o bullying não havia nenhuma menina com os cabelos enrolados. Eu achei estranho. Como se combate o bullying? Se adequando ao padrão de beleza antinatural que nos é imposto?

Só para ilustrar, o padrão de beleza que nós seguimos é europeu, o que não se adapta muito bem por aqui, afinal, não somos altas, brancas ou temos cabelos lisos e olhos claros. Até o DNA de quem se acha branco tem índio e negro. A questão é que eu também não quero ser alta ou ter o cabelo liso e loiro. Eu não me incomodo com o que sou, afinal, sou brasileira. E para falar a verdade, procure uma adolescente magrela e de cabelos alisados e loiros (ou com luzes) e veja quantas você acha. Agora procure uma gordinha de cabelos enrolados. As gordinhas se destacam. Talvez, também por isso, sofram tanto.


Bom, e existe uma razão para não sermos branquelos. Alguém já ouviu falar de uma comunidade de pescadores albinos que existe no nordeste? Assisti uma reportagem sobre eles uma vez, mas vou ficar devendo. Tem uma pescadora que o trabalho dela é levar água potável para as casas. Ela muitas vezes tem que fazer isso de dia, conclusão: corre um grande risco de pegar câncer de pele. Na estrevista dessa pescadora a reporter pergunta porque ela não usa roupas de manga comprida para fugir do sol. Ela diz que não usa porque os outros ficam "mangando" dela.

Voltando a reportagem do bullying, a questão passa para o comportamente dentro de casa. Muitas vezes os pais praticam o bullying em quem o pratica na escola. Aquela questão que o menino que apanha em casa bate nos colegas na escola. Pois bem, eu posso falar que acho que a questão da menina que sofre bullying vai muito mais além do fato dela ser gordinha ou ter o cabelo enrolado.

As meninas são uma espécie de produto. A vida delas gira em torno dos garotos. Isso porque devemos aprender cedo como conquistar um marido. E para isso devemos ter uma aparência e uma postura que justifique a escolha de um homem rico e poderoso. Os homens não precisam ser bonitos, por isso sofrem muito menos com o bullying. Para quem acha que eu estou no século errado, vou contar um causo da minha adolescência. Quando eu era adolescente, adorava rock e usava só camiseta de banda com calças largas. Tinha o cabelo na cintura e ele sempre foi enrolado, desde que nasci. Minha mãe ficava louca. Tentava de tudo para me arrumar. Quando suas táticas de me xingar não funcionavam ela apelava para seu último recurso: "assim vc nunca vai arrumar um namorado". Uma vez saí da escola para a parada de ônibus com os fones no ouvido. No meio do caminho as pilhas acabaram e eu continuei com os fones pq deu preguiça de guardar. Foi quando percebi dois meninos da minha sala atrás de mim conversando. Eles falvam algo assim "Nossa, essa menina é muito feia, ridícula. Dá vontade de enxer ela de porrada, ela é muito feia."

Agora me respondam: Porque a maior parte das críticas à Dilma reforçavam a mesma coisa, que ela era feia e autoritária? Porque mulheres não podem ser feias e autoritárias. Isso é coisa pra homem. Mulher tem que ser um bibelô. Ser bonita e doce.

*só pra avisar que eu estou atrasada no cronograma das postagens. Minha semana sempre começou na segunda.