quinta-feira, 30 de abril de 2009

Patriarcado

Esse é o assunto do texto. E para mim responde alguns dos meus questionamentos pessoais. Muita gente acha que os estudos de gênero são estudos já superados. Mas para mim essa justificativa é semelhante a daqueles que dizem que não há racismo no Brasil. Se é mesmo algo já superado porque temos mais mulheres nas universidades e menos em postos de comando? Somos metade da população (incluindo brancas e negras). Porque os casos de violência doméstica não diminuem? Porque meninas ainda são estupradas pelos pais ou companheiros de suas mães?

Esse texto poderia se encaixar em diversos questionamentos da condição humana, mas fala de patriarcado. Um assunto dos estudos de gênero. Estudos tão ultrapassados que na maioria das universidades do mundo existe um departamento só para estudos de gênero que engloba vários campos do conhecimento, como a medicina, a sociologia, a biologia, a psicanálise, a literatura, a história...

Patriarcado pode não ser o melhor nome, mas enquanto existirem propagandas como as do Stilo Blackmotion ou as de cerveja (um exemplo simplista) acho que temos motivos para continuarmos estudando.