quarta-feira, 1 de abril de 2009

Dicas


Como estou tendo que ler coisas que por minha própria vontade eu nunca leria, ando conhecendo muitos autores que apesar de não serem novos não são tão populares. Muitos deles badaladíssimos no exterior, traduzidos para diversas línguas e acumuladores de prêmios Jabutis (o mais importante da nossa literatura).

Um desses "fenômenos" é Milton Hatoum. Brasileiro, descendente de imigrantes libaneses e ainda por cima manauara ele é um escritor capaz de nos mostrar um Brasil completamente novo na visão do imigrante que conhece tão de perto. Conhecido para mim como o tradutor de Edward Said (teórico árabe proíbido nos EUA durante o governo Bush) ele se revelou uma surpresa na literatura de palavras simples, leitura fácil e gostosa e enredos complicados e densos.

Eu dou a dica do livro "dois irmãos". A interessante história de dois irmãos gêmeos que se odeiam por causa de uma mãe superprotetora. (resumos e sinopses melhores que as minhas podem ser encontradas em qq site). O livro saiu pela Companhia de Bolso (da Companhia das Letras) é baratinho e fácil de ser encontrado.