sexta-feira, 12 de agosto de 2011

@ corn@ burr@

Existe um programa na televisão americana que persegue pessoas supostamente infiéis e promovem uma lavagem de roupa suja em cadeia internacional entre o traidor, o traído e o amante. Eu de vez em quando dou uma espiada, afinal, quem não gosta de ver um barraco de vez em quando?

Mas em todos os episódios, uma coisa me chamou a atenção. O ódio pela traição recaí em 95% dos casos, em cima do amante. Os traídos vão para cima dele com tudo e tem que ser segurados pela produção do programa. Mesmo sabendo que o programa faz um pouco de vista grossa para agressões contra o traidor, a maioria dos traídos quer mesmo é tirar satisfações com o amante.

Esse comportamento não é esclusividade norte-americano. Lembro que dos muitos casos que conheço de mulheres que são "trocadas", a culpa de toda a sua de sua má sorte cai na "bandida". Além do velho mito do machão que mata o "cabra safado" e a mulher "mardita". Eu, particularmente, acho que a traição é algo um pouquinho mais complicado do que apenas uma terceira pessoa mal intencionada que quer "roubar" o seu homem (ou mulher). Para falar a verdade, muitas vezes é absolutamente o contrário. A questão é que se um não quer, dois não brigam. Por mais escuso e covarde que uma traição possa ser, de fato, no mínimo isso significa que a outra pessoa não está feliz no relacionamento.

O que eu realmente acho, é que a traição é o estopim de outros problemas no relacionamento. A raiva contra o amante parece não ser nada além de um desvio da própria responsabilidade no "fracasso". Não estou dizendo que o traidor não deva ser responsabilizado, mas como uma relação é inicialmente algo entre duas pessoas, a parte que procurou a terceira é que tem o problema, não o amante. Esse, por vezes, não sabe qual é a verdadeira situação da pessoa com quem está saindo. E vamos e convenhamos, se o seu homem/mulher pulou a cerca, foi ele que te traiu, não o amante. Quem tinha um compromisso afinal?

Culpar o amante é fácil, mas bastante idiota. Para muitas mulheres é mais fácil acreditar que os homens são criaturas de carne fraca, criados para "cobrir" várias fêmeas e que no fundo são é pobres vítimas da própria natureza e dessas mulheres sensuais. Então, culpando a amante, elas deixam o caminho livre para perdoar o traidor e, é claro, ser traída novamente. Afinal, o cara acaba entendendo que no fundo, foi tudo culpa da bandida, como sua mulher bem "falou".

Claro que é fácil falar quando não se está na pele d@ corn@