terça-feira, 8 de março de 2011

Minha casa sueca

Depois de meses procurando um lugar para morar com o auxílio do google translator, o Marcos ficou mais calvo do que já era, mas conseguiu alugar um lugar para morarmos aqui antes que eu chegasse. Foi uma sorte, pois eu marquei minha passagem para um mês depois da chegada dele aqui e mesmo assim tivemos que passar 2 dias em Copenhague num hotel antes que pudéssemos pegar o apê.

Mas valeu a pena. Tenho a impressão de que esse apê é maior do que aquele em que eu morava no Brasil. Ele tem closet, hall de entrada onde colocamos os casacos, sapatos e tem um armário meio mocado onde colocamos material de limpeza e as roupas para lavar. Tudo bem organizado. Na cozinha já tinha armário, geladeira, freezer, fogão, torradeira, cafeteira... Só não tinha prato nem copo. Quando fomos comprar eu quase caí dura. Aqui em Lund essas coisas são muito caras. Uma frigideira custa em média 200 reais. Para nossa sorte, tem o Ikea, mas ele fica longe daqui e não temos carro. O trem chega perto, mas mesmo assim vamos ter que caminhar um pouco. Enquanto isso, tem um complexo de lojas fora de cidade que é bem mais em conta que o centro, mas não tão barato quanto o Ikea, mas que supre as emergências e dá pra ir de ônibus. A sorte mesmo é que até os suecos acham essas coisas caras, e por isso tem o hábito de doar suas coisas usadas e em alguns casos, vendem em lojas de 2ª mão. A Drixz agradece, agora tenho pratos e xícaras!

Os suecos gostam de tomar banho de banheira, mas para a minha felicidade, tenho um chuveiro em cima da banheira. Eu até gostei de tomar banho de banheira, mas não é nada prático, nem rápido. Outra coisa que parece ser uma mania nacional são velas, abajours e lustres. Na minha casa eu tem 3 abajoures só na sala. E o mais engraçado é que eu tenho a impressão de que a casa é escura. Eles gostam daquela sensação de luz de velas, então as lâmpadas residenciais são meio fracas, sem contar que o lustre laranja estilo japonês da sala absorve quase toda luminosidade da lâmpada.

O que eu mais achei interessante é que o prédio é uma comunidade. Eles tiveram que fazer uma reunião de condomínio para aprovarem nossa entrada. Em compesação, não tivemos problema algum e várias pessoas já se apresentaram oferecendo ajuda se precisarmos de algo. Eu só espero estar separando o lixo corretamente e usando de forma correta a lavanderia...

O que falar da cidade? Bom, além de ser um lugar pequeno, Lund é uma cidade turística, mas de turismo interno. Isso quer dizer que as boas informações sobre eventos e etc, estão em sueco. Mas a gente sempre pode dar uma de jacinto e perguntar pra alguém. Quem quiser saber um pouco mais sobre a cidade, pode olhar o site em inglês http://www.lund.se/en/ A cidade é muito bonita, arquitetura medieval, limpa, organizada...