quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Ana Bolena

Eu sempre fui meio fã dela. Uma vez achei um disco do Rick Walkeman do meu pais que se chamava "As seis esposas de Henrique oitavo". Fiquei curiosa e perguntei pra minha mãe sobre a história. Ela disse que não sabia muita coisa, apenas que o rei se apaixonou loucamente pela Ana Bolena e como a igreja não deixou ele se divorciar ele mudou a religião da Inglaterra para poder fazer isso. Eu pensei que era uma prova de amor, que Ana Bolena fez o rei brigar com a igreja só para poder se casar com ela. Mas quando minha mãe continuou a história e me disse que o próprio rei mandou cortarem a cabeça de Ana Bolena para se casar com outra eu pensei: "Coitada!". Na escola aprendi outros detalhes da história. Para se casar com Ana o rei acabou se tornando o chefe da igreja e o que fez com ela poderia ser feito por qualquer outra se fosse a vontade do rei. Era mais fácil Ana Bolena ter envenenado Catarina de Aragão do que ajudar o rei a conquistar tamanho poder.

Enfim, Inês é morta. Ou Ana. Mas eu sempre fiquei com essa admiração guardada. Ela entrou no hall das grandes mulheres da humanidade sendo inclusive a mãe de uma das melhores rainhas da Inglaterra, Elisabeth I. O sereado que eu estou assistindo "The Tudors" reacendeu a minha curiosidade sobre a história de Ana Bolena, infelizmente ela morre na segunda temporada e não me parece que Jane Seymour seja capaz de atrair minha curiosidade por uma temporada inteira. Felizmente eu li que ela morre ao dar à luz ao seu primeiro filho então isso quer dizer que ela deve morrer antes do fim da 3 temporada. A histório de Henrique VIII perde um pouco da graça depois da morte de Ana Bolena. O intrigante passa ser então a guerra religiosa e a briga que está por começar entre Lady Mary e Lady Elisabeth, as duas filhas do rei. Só por isso vou continuar assistindo a série pq o rei já ficou louco e desinteressante.

Depois da morte de Ana, a cena que me chamou mais atenção e que foi propositalmente feita pra isso é uma cena onde as duas damas de companhia da pequena Elisabeth comentam que o carrasco que mataria Ana Bolena seria pago com o dinheiro das despesas de Elisabeth. Quando a outra dama se mostra chocada com a ordem real a mais velha diz: "Reze para se casar com um homem rico e burro porque se vc não morrer no parto, o que é muito provável, pode até ter uma vida feliz". E a cena fecha com a menininha que faz Elisabeth ouvindo a conversa e contendo o choro. Sensacional!