terça-feira, 6 de março de 2012

Da inveja

"Inveja mata"

É o que dizem. Mas quem? Eu me pergunto. O invejoso ou o invejado? Eu sinto inveja às vezes. Mas aprendi que era algo feio e logo depois da inveja eu sinto culpa, remorso. Como se eu tivesse fazendo mal diretamente aquele ou daquilo que sinto inveja. É um sentimento rápido, do qual rapidamente tento me livrar. Mas não é tão fácil.

Eu tento, às vezes, analisar o cerne da minha inveja. É uma inveja, uma cobiça, uma ambição? Qual a diferença entre eles? Sempre me disseram que o invejoso deseja exatamente aquilo que você tem. Se você é casada, por exemplo, o ser invejoso não vai querer ser casado simplesmente com outra pessoa. Mas vai querer o seu marido. Nesse ponto, acho que inveja e cobiça são a mesma coisa. E desse mal, eu não sofro. Sempre desejo algo parecido com aquilo que o outro tem.

Por exemplo, quando vejo um camaro na rua penso "nossa, como ia ser massa se eu tivesse um carro desses". Mas eu não tenho vontade de matar o dono do carro e tomar o lugar dele só para dirigir aquele camaro. Também não tenho vontade de ter um emprego sórdido onde e fazer um monte de falcatrua só para poder ter um camaro e driblar o peso na consciência com a felicidade de despertar a inveja nos outros.

Aliás, esse é um outro ponto. Se a inveja pode matar quem é invejado, porque tanta gente quer que os outros tenham inveja de si? É bom ser invejado? Porque que eu quero ter um camaro se eu nem gosto muito de dirigir?

Pensando mais friamente, na era do "você é o que você tem" é "natural" que você queira ter algo difícil de conseguir, ou caro. Essa não é necessariamente aquela inveja que te consome e sim uma ambição. Possa ser o prelúdio de uma inveja doentia ou uma ambição maquiavélica.

Como a dúvida chegou a esse ponto, fui ao dicionário (on-line, porque constatei que não possuo nenhum dicionário monolíngue de português. Achei nesse site, definições.

COBIÇA
s.f. Ato ou efeito de cobiçar. Desejo imoderado de possuir.

INVEJA
s.f. Sentimento de cobiça à vista da felicidade, da superioridade de outrem: ter inveja de alguém.

AMBIÇÃO
s.f. Desejo imoderado de glória, fortuna etc.: consumido de ambição.
Desejo, intenção: a ambição de servir seu país.
Aspiração, pretensão, avidez.

Depois dessa leitura, cheguei a conclusão que se sinto algo, é no máximo uma invejinha muito light.