Essa palavrinha, fama, tem uma conotação extremamente negativa no meu vocabulário. Principalmente porque (coincidência ou não) sempre me lembro dos BBB's quando penso nela. O que é um BBB? Alguém que passou 3 meses, ou menos, infurnado numa puta casa, sem acrescentar nada de novo ao público a não ser suas partes íntimas e ficou famoso. Um BBB pra mim tbm é alguém que reforça algum esteriótipo. Quando pensamos em pessoas que participaram do programa é sempre assim: uma penca de mulher boazuda que só diferencia das outras pela cor do cabelo, um gay, um velho, um cowboy, uma sapatão... Tudo isso pra quê? Alcançar a fama "vazia" porque essas pessoas, em geral, não tem nada que justifique o "estrelato", assim como a maioria dos globais.
Hoje em dia, entretanto, a fama alcançou outros meios, como era de se esperar. E sobre isso eu ainda não sei exatamente o que pensar. Por exemplo, os blogueiros progressista. Muitos deles já eram famosos antes de terem seus blogues. Porém, o que mais me intriga é que como muitos deles trabalhavam com a mídia comum, não acrescentaram nada de novo ou diferente em seus blogues - continuamos, de certa forma, sendo influenciados pela "grande mídia". É certo que existem blogues famosos que representam vozes distoantes, mas eu me pergunto, aqui dentro, quais tem maior impacto?
Porque todas essas questões? Bom, tudo começou com um e-mail sobre uma fofoca que li numa lista que participo. Não lembro bem do que se tratava, e não acho que deva reproduzir uma fofoca, mas a questão que me intrigou é que dentro de um meio bem alternativo as pessoas ainda discutiam a capacidade intelectual de uma mulher apenas porque tal mulher era conhecida por ter páginas de sucesso na internet. Eu achei bem engraçado o tom de quem contou o causo. Porque por mais que a pessoa insistisse que não estava desdenhando a vítima da fofoca, não conseguiu disfarçar o tom nem por escrito. Daí eu percebi que parece não importar o meio, as hierarquias da "fama" parecem repetir a mesma formula: Você tem pessoas fomosas por sua capacidade; pessoas famosas por sua beleza; pessoas famosas porque estão na hora certa, no lugar certo e com as pessoas certas (ou porque são filhas das pessoas certas), e tem pessoas que não são famosas, dentre essas, muitas queriam ser e fazem questão de exercer "o lado ruim da fama".