segunda-feira, 21 de junho de 2010

A Literatura hoje em dia

O que é a Literatura hoje em dia? Todos podemos perceber que as novas mídias vem mudando a cara da informação e consequentemente da Literatura como esta era conhecida. Já possuimos livros eletrônicos, aparelhos para lê-los, copilações em pdf e é claro, blogs. Os escritores hoje podem ter sua própria página na internet e publicar sua coluna ou seus textos on line. É uma revolução? Certamente que sim. Ocorre uma mudança de linguagem por causa desse novo meio, mas não chegamos a popularizar a literatura.

Muitos vão dizer que é devido ao fato de nem todos terem acesso à internet e/ou um computador em casa. Mas eu acho que é apenas um dos problemas. Mesmo aqueles que possuem acesso à internet de casa não investem muito do próprio tempo em atividades de leitura. Eu tiro minhas afirmações de observações pessoais. Meus alunos, a maior parte de letras, relações internacionais e outras disciplinas das humanas sofrem para ler qualquer texto literário que eu leve para aula. Fico impressionada com a falta de familiaridade deles com o literário. Tudo bem que eu me impressiono também com a falta de senso crítico de muitos até mesmo na hora de ler um texto jornalístico. Mas a diferença é muito grande. Os alunos não são capazes de abstrair, se prendem ao dicionário e querem precisão entre palavras e significados sem perceberem que é a frase que dá o sentido. Quando os focos narrativos se misturam é pane na certa. Outros tantos são incapazes de aceitarem o absurdo ou o sarcástico apresentado pelo autor e todos consideram as descrições dispensáveis. Aquilo que era para ser fácil passa a ser difícil e no lugar de explicar os sentidos que a língua dá ao texto por meio de suas estruturas eu acabo tendo que explicar o texto.

Porque os alunos não vão além do que está escrito? Será que a difusão maciça de informação fez com que as pessoas esperassem por alguém que mastigasse o sentido para elas? Todos sabemos das deficiências no ensino brasileiro (mesmo o privado), mas porque será que isso persiste na universidade? E o que mais me questiono: será que os alunos não entendem mesmo ou são preguiçosos?

Não posso dizer que isso é uma exclusividade de quem está em "processo de aprendizagem" (estamos sempre) ou estudando. Acho que essa é uma característica que se estende para outros ramos. Quando trabalhava no Senado via que fora da minha sessão as pessoas não liam e passavam o dia todo na internet. Era muita falta de assunto. Não que a literatura "salve". Longe de mim dizer isso. Mas acho que é um exercício para o intelecto, um pouco mais rico que palavras cruzadas. Para mim uma das maiores contribuições que podemos tirar da literatura é um aguçamento da percepção que tanto pode enriquecer o senso crítico quanto à imaginação. Grande parte das reclamações provenientes da leitura de textos muito descritivos está na incapacidade de se imaginar aquilo que o autor descreve.

Mas nem tudo está perdido. A Literatura se renova. O cinema tem sido cada vez mais um forte aliado. Não posso dizer bem a razão, mas adaptações de livros para o cinema tem sido cada vez mais frequentes. Será que foi uma greve dos roteristas? Ou uma tremenda falta de criatividade que assolou o mercado e fez com que eles reparassem que os filmes estavam todos iguais? Bom, se contarmos com a diversidade de tramas, a Literatura pode abastecer o cinema por muitos anos. Minha questão é: o que mais, além do cotidiano, da imaginação e dos sentimentos pode abastecer a literatura? Até quando o público leitor será um incentivo? Esse público limitado será suficiente ou a Literatura se renderá ao gosto popular? (Será isso um problema?)