domingo, 8 de agosto de 2010

Depressão social

Com o final da copa o assunto agora, pelo menos nos meus ciclos sociais (reduzidos), é as eleições. Imaginava uma verdadeira reviravolta na política com a lei da ficha limpa, começando pelas eleições. Fui otimista, agora vejo. Roriz ainda tem chance de se candidatar e é o mais cotado nas pesquizas. (Aqui eu coloquei o nome de Alberto Fraga como um dos envolvidos, mas realmente ele não era muito citado no escândalo do mensalão, só usava o dinheiro da câmara para pagar sua doméstica) Brunelli, um dos envolvidos na esquema do Arruda na Câmara Legislativa do DF também está concorrendo.

Pode ser que a lei tenha validade, mas será que atingirá os coronéis de Brasília? Andei pensando, se mesmo com tudo isso que aconteceu a população ainda quer votar no Roriz, quem sabe talvez não devamos fazer um teste de sanidade nos eleitores? Uma lei que proíba as pessoas de votar já que impugnar as candidaturas não parece fazer efeito. Vou tentar não ser tão pessimista, afinal temos ainda duas instâncias...

Eu realmente não entendo como as pessoas gostam de ser enganadas assim. Elas não tem a menor noção do que é política. "Roriz me deu um lote". Não foi ele, fui eu que pago imposto, foi o governo. O dito cujo não fez nada além do que deveria fazer. Até quando veremos vangloriarem políticos que não fazem nada além da própria obrigação? Quando eu vi as imagens dos maços de dinheiro entrando nas bolsas, cuecas, meias e sendo louvados eu fiquei bem p****. Acho que só gostamos de ser enganados quando não sabemos que estamos sendo. Mas o que faz das pessoas humildes defensoras desses bandidos? Qual é o fenômeno? Porque elas se identificam com gente que não tem mais nada em comum a não ser a concordância verbal e nominal?

Quanto ao título do post, vem da minha crença atual quanto sujeito pós-moderno de que nada tem jeito. Estamos perdidos, se o Roriz ganhar, mais ainda.